Em Solânea, população é ouvida em audiências públicas para elaboração de Plano de Saneamento Básico.

Aconteceram nas últimas segunda e terça (30 e 31) audiências públicas descentralizadas  para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Solânea.  A ação foi uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Governo de Solânea, através da Secretaria de Meio Ambiente.

“Esse é um momento importante para a população indicar os problemas de saneamento enfrentados no seu dia a dia. Temos feito muito, mas ainda há bastante a fazer e ouvir a necessidade do cidadão é uma necessidade”, avaliou o prefeito de Solânea Kayser Rocha, que participou da audiência de abertura no cineteatro.

O objetivo das audiências foi escutar a população para elaboração do plano nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos. Através da avaliação técnica e acolhimento da opinião da população sobre os temas está sendo elaborado o plano de saneamento. “Vamos estabelecer diretrizes e planos de ação necessários para a universalização do saneamento. Solânea sai na frente nesse planejamento, que é essencial para pleitear recursos juntos aos governos para a realização das ações previstas no plano” , explicou a coordenadora do projeto pela UFCG, Patrícia Feitosa. Depois de finalizado o plano será encaminhado para avaliação e aprovação da Câmara Municipal.

Audiências públicas descentralizadas

As audiências aconteceram de forma descentralizada no Cineteatro Jacob Soares e Escola Municipal Evandro Soares para as comunidades e bairros centrais. E nas escolas municipais João Soares e Padre Ibiapina para as comunidades rurais. Durante as reuniões, a população foi ouvida e foram realizadas pesquisas individuais através de questionários sobre os temas avaliados. Uma equipe volante realizou análises técnicas durante os dias de audiências para contribuição técnica ao plano.

 

COMPARTILHAR