Encontro da UNDIME discute problemas educacionais no quadriênio

 

 

 

 

Diante do cenário de dificuldades instaurado atualmente no país, estados e municípios tem protagonizado encontros a fim de compartilhar experiências e métodos que possam amenizar os efeitos dessa crise. E mais um destes encontros aconteceu na última quinta-feira (26), no teatro Severino Cabral em Campina Grande. A UNDIME/PB (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) promoveu o encontro de todos os secretários de educação do estado da Paraíba, e Solânea estava representada pela Secretária de Educação Virnália Fagundes, que compartilhou várias experiências junto aos colegas das demais cidades que estavam simbolizadas.

O tema do encontro foi: Orientações para a Gestão 2017/2020. Além da representação maior da Undime/PB, através da Profª. Dra. Iolanda Barbosa da Silva, os secretários tiveram orientações a respeito do uso adequado de recursos destinados à educação, na fala de Gabriel Aragão Wright, chefe da Controladoria Geral da União (Regional-PB). Foi apresentada a Plataforma Conviva Educação, uma forma de suporte para a gestão educacional, através de Cleuza Repulho (especialista do Conviva). Ao longo do encontro, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Fernando Catão, e o Auditor de Contas Públicas do TCE Josedílton Alves Diniz, ministraram uma palestra com o tema: Financiamento, investimento e resultados para a Educação Municipal sob a ótica do TCE.

Quem também esteve presente foi o Secretário de Estado da Educação, o Sr. Aléssio Trindade de Barros. Ele, junto com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, falaram sobre o regime de colaboração entre estado e municípios, através da apresentação de Redes de Apoio e do programa Pacto Pela Aprendizagem de Sucesso, uma importante ferramenta para que esta união propicie uma condição mais favorável aos municípios.

Diante desta série de recentes experiências, novos caminhos serão trilhados com o objetivo de oferecer uma educação voltada para a excelência, através do gerenciamento correto de recursos, da responsabilidade fiscal e do uso de plataformas que auxiliem o trabalho dos profissionais envolvidos.

COMPARTILHAR