Os técnicos da Emater (Gerência Solânea) estiveram ao lado do Prefeito Kayser Rocha e do Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Késsio Furtado, acompanhando os três dias do Curso de Barragem Subterrânea oferecido pelo SENAR, e que num primeiro momento contemplou mais de vinte agricultores com ensino de novas técnicas para uso do mecanismo. O modelo deste eficiente instrumento de captação e armazenamento de água foi construído na Comunidade Rural Salgado dos Catitas, em região geográfica de Solânea já pertencente ao curimataú, conhecido pelos baixos índices de chuva ao longo do ano.O importante reservatório moldado na comunidade rural tem capacidade estimada em 70 milhões de litros de água, e vai proporcionar uma área de irrigação de mais de três hectares. Com isso, novas áreas de plantio surgirão, o setor aumentará a produção e, por consequência, a renda das famílias.Todos os agricultores envolvidos interagiram constantemente para buscar mais informações sobre o modo de operação deste tipo de reservatório, e segundo um dos participantes do curso, Antônio Rocha, a barragem subterrânea vai oferecer uma nova chance de produção sustentável aos contemplados. "Trata-se de barragem subterrânea, uma das mais avançadas técnicas de armazenamento de água, mais uma forma de viabilizar melhor convivência para quem mora no campo, cuja finalidade é de melhorar as condições de vida do homem do campo, oferecendo-lhes meios e condições de se tornar autossuficiente, na sua melhor condição de vida, na geração de renda para o sustento de forma simples e garantida, para sua viabilidade e estabilidade econômica. Pelo que percebi será a redenção do nosso sofrido habitante das regiões menos favorecidas pelas chuvas, que sofrem com a seca que assola as regiões do nosso semiárido nordestino".
Os técnicos da Emater (Gerência Solânea) estiveram ao lado do Prefeito Kayser Rocha e do Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Késsio Furtado, acompanhando os três dias do Curso de Barragem Subterrânea oferecido pelo SENAR, e que num primeiro momento contemplou mais de vinte agricultores com ensino de novas técnicas para uso do mecanismo. O modelo deste eficiente instrumento de captação e armazenamento de água foi construído na Comunidade Rural Salgado dos Catitas, em região geográfica de Solânea já pertencente ao curimataú, conhecido pelos baixos índices de chuva ao longo do ano.
O importante reservatório moldado na comunidade rural tem capacidade estimada em 70 milhões de litros de água, e vai proporcionar uma área de irrigação de mais de três hectares. Com isso, novas áreas de plantio surgirão, o setor aumentará a produção e, por consequência, a renda das famílias.
Todos os agricultores envolvidos interagiram constantemente para buscar mais informações sobre o modo de operação deste tipo de reservatório, e segundo um dos participantes do curso, Antônio Rocha, a barragem subterrânea vai oferecer uma nova chance de produção sustentável aos contemplados. "Trata-se de barragem subterrânea, uma das mais avançadas técnicas de armazenamento de água, mais uma forma de viabilizar melhor convivência para quem mora no campo, cuja finalidade é de melhorar as condições de vida do homem do campo, oferecendo-lhes meios e condições de se tornar autossuficiente, na sua melhor condição de vida, na geração de renda para o sustento de forma simples e garantida, para sua viabilidade e estabilidade econômica. Pelo que percebi será a redenção do nosso sofrido habitante das regiões menos favorecidas pelas chuvas, que sofrem com a seca que assola as regiões do nosso semiárido nordestino".