IV Festival de Sanfoneiros em Solânea
Aconteceu na noite desta segunda-feira (10) a quarta edição do Festival de Sanfoneiros de Solânea - Pb. O Festival já é uma tradição do Festejos alusivos ao padroeiro da cidade, Santo Antônio e este ano contou com a participação de 10 (dez) Sanfoneiros de Solânea e regiões vizinhas que concorreram a prêmios em dinheiro.
Foram R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) em prêmios aos ganhadores do 1º ao 5º lugar e ajuda de custo de R$ 150,00 para cada participante que não alcançou premiações.
O Festival por mais um ano, trouxe como homenageado o maestro Zé Teixeira, músico e maestro autodidata solanense que faleceu no início de 2023, e que também leva o nome do Pavilhão Cultura dentro da Festa de Santo Antônio Padroeiro da cidade.
Um júri técnico avaliou as apresentações dos Sanfoneiros que demonstraram em dois atos o desempenho com o instrumento: apresentação solo e apresentação com banda, assim ficou as classificações:
1º Lugar: Adriano Ferreira da Silva (Adriano do Acordeom);
2º Lugar: Robson Ferreira da Silva (Robson Sanfoneiro);
3º Lugar: Françua Simão da Silva (Françuá Sanfoneiro);
4º Lugar: João de Deus Costa (Deusinho do Acordeom);
5º Lugar: Marinézio Rodrigues Marques (Marinézio do Acordeom).
O prefeito Kayser Rocha esteve por mais um ano prestigiando o evento e ressaltou a sua alegria "como fico feliz em ver tudo isso. Nós trabalhamos por Solânea e pelo Solanense. Na cultura vimos nossos sanfoneiros autênticos brilharem no palco. Nosso Festival cresceu muito e já estamos vendo os resultados dos nossos investimentos na nossa cultura raiz". E sobre Zé Teixeira ser homenageado por mais um ano, o prefeito disse que "é muito mais que justo. Zé Teixeira é um grande nome da nossa cultura e sempre será lembrado por todos nós".
O secretário de Cultura e Turismo de Solânea, Tiago Salvador disse que "a cultura de Solânea é riquíssima e que temos trabalhado cada vez mais nas ações consistentes e de política pública, para que a nossa cultura cresça cada vez mais.