Na noite desta sexta (28), Solânea mais uma vez foi sede da plenária do Orçamento Democrático Estadual. Centenas de pessoas das 12 cidades que compõem 2ª Região Geoadministrativa estiveram presentes, ouviram o balanço de governo feito pelo Governador Ricardo Coutinho, e também reivindicaram melhorias para seus municípios com base nas ações que possam ser implantadas a partir de 2018, incluindo as solicitações na Lei Orçamentária Anual. A equipe de governo da Gestão Olhando Para o Futuro esteve presente, auxiliando no cadastramento dos participantes e na votação para os conselheiros regionais, uma novidade nesta edição do ODE. Solânea, por exemplo, elegeu três dos doze conselheiros da segunda região.
Como chefe do Executivo de Solânea e anfitrião do encontro regional, o Prefeito Kayser Rocha, que estava ao lado de secretários de estado e de parlamentares como o Deputado Estadual Ricardo Barbosa, iniciou a plenária agradecendo a presença do público, dos prefeitos e os benefícios concedidos à Solânea através do Governo do Estado, como o laboratório de informática com 18 computadores para a Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, a chegada de 400 carteiras escolares e um novo ônibus escolar com capacidade para 59 pessoas sentadas.
Mas Kayser não abdicou de enfatizar os anseios dos moradores da sua terra. Solicitado incansavelmente desde a aparição do Governador em agosto do ano passado, o binário foi tema cobrado, assim como a conclusão do matadouro público e a implantação da escola técnica. Obras com pedido reforçado pelo Prefeito e intensificado pelos munícipes que se inscreveram e utilizaram o microfone para fazer seus pedidos, e pelas faixas colocadas em toda a extensão do Ginásio de Esportes Adauto Silva.
Após a participação popular, Coutinho agradeceu pelo nível das intervenções e pela presença de todos. Em sua fala, afirmou que a obra do binário ainda não foi feita por problemas na empresa que ganhou a primeira licitação, porém ressaltou que um novo processo já foi feito e nos próximos dias a ordem de serviço será assinada para começo imediato da pavimentação asfáltica. Disse também que as obras do matadouro público estão avançadas, e garantiu que as duas obras serão entregues este ano, pois são essenciais para o desenvolvimento de Solânea e região.