Secretária de educação participam do fórum nacional dos dirigentes municipais da educação

 

 

 

Fortaleza (CE) sediou de 08 (terça) a 11 (sexta) de agosto, o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação. Fazendo jus ao nome, o megaevento proporcionou um encontro heterogêneo, com vários representantes da educação apresentando suas experiências e compartilhando novos ideais. A Secretária Municipal de Educação, Virnália Fagundes, recebeu total apoio e foi ao evento para representar Solânea, participando de atividades como palestras, conferências, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental.

O Fórum trouxe como discussão principal “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. As equipes técnicas das secretarias municipais levaram seus pontos de vista sobre o assunto e também as estratégias a serem aplicadas para alcançar o objetivo. Na oportunidade, foi realizada a eleição dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Undime para o biênio 2017/2019.

A pauta dos três anos do PNE baseou-se nos principais desafios para o cumprimento das metas como: políticas e programas do Governo Federal, importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender, os desafios relacionados à oferta da educação como direito, o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões.

Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

 

COMPARTILHAR