Secretaria de saúde começa trabalhos com grupo antitabagismo

 

 

 

O Governo de Solânea através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na primeira semana de agosto, o trabalho com o Grupo Antitabagismo. Participaram usuários de todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e na ocasião foi apresentada a equipe que desenvolverá as atividades (profissionais do NASF), composta pela Enfermeira Dra. Alana, e o Médico Dr. Márcio. Na ocasião, os participantes ouviram testemunhos de 03 usuários da cidade de Casserengue que pararam de fumar através do Grupo Antitabagismo; participaram de atividades como dinâmicas de entrosamento, palestras e pactuação para os novos encontros, ministrados por um Fisioterapeuta e um Educador Físico. O Secretário de Saúde João Elísio da Rocha Neto esteve presente em todo o processo de criação e execução deste projeto, e reitera total apoio em todas as etapas.

O SUS tem uma política de combate ao tabagismo regulamentada, que busca uma dimensão sócio-psico-comportamental para auxiliar os usuários que necessitam parar de fumar. Os grupos devem ser montados em unidade com as UBS, tendo apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O propósito fundamental é que os usuários deixem o vício do cigarro sem a necessidade da intervenção de medicamentos.

Pessoas que desejem participar do Grupo Antitabagismo devem procurar a UBS mais próxima de sua residência e obter informações sobre como fazer a inscrição.

COMPARTILHAR