Secretaria municipal de saúde convoca grupos prioritários contra a influenza

Já está em vigência o período da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada […]

05/05/2017 11h10 Atualizado há 1 ano atrás

Já está em vigência o período da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses profissionais em todo o País poderão se vacinar contra a gripe.

“Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele explica que a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observa.

O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

PERÍODO DE VACINAÇÃO E GRUPOS

Os componentes de grupos prioritários devem procurar o posto do PSF mais próximo da sua residência para tomar a vacina. Ela estará disponível do dia 02/05 (segunda) a 12/05 (sexta) em todas as unidades de saúde do município de Solânea. São classificados como grupos de prioridade:

• Idosos;
  • Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos;
  • Gestantes;
  • Professores;
  • Puérperas (mulheres no pós-parto de 45 dias);
  • Profissionais de saúde;
  • População privada de liberdade.

E o sábado (13/05), será o Dia D, onde todos os grupos prioritários serão vacinados simultaneamente através da ação conjunta que será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, procure o posto e garanta já a sua vacina contra a Influenza.Quem perder o período de vacinação regular (até 13 de maio), poderá tomar a vacina até o dia 26, data-limite para os chamados “retardatários”.