Solânea e o desafio de alfabetizar na idade certa

 

 

 

 

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem o principal desafio garantir que ao final do 3º Ano (ciclo de alfabetização), a criança de 8 anos esteja alfabetizada. Para que isso aconteça é necessária a participação da União, Estados, Municípios e outras Instituições.

O Pnaic trabalha com quatro eixos de atuação:

* Formação continuada de professores alfabetizadores;

* Elaboração e distribuição de materiais didático-pedagógicos;

* Avaliação;

* Gestão e controle social e mobilização.

É fundamental que o professor alfabetizador tenha direito a formação continuada, pois é a partir dela que eles põem em prática as vivências e compartilham suas experiências.

No nosso município contamos com um coordenador local, na pessoa da professora especialista Júlia Karline, e três orientadoras de estudo, as professoras também especialistas: Márcia Nóbrega, Severina Sandra e Viviana Vital.

Nesse ano de 2016, o Pnaic em Solânea conta com 59 professores alfabetizadores e 19 coordenadores pedagógicos cadastrados para as formações, no total, são 84 profissionais engajados para consolidar conhecimentos em torno de 1.500 crianças.

Foi com muito entusiasmo e alegria que no ultimo sábado (29/10), aconteceu a 1ª formação Pnaic/2016 em nosso município. No encontro, também se fez presente a secretária de educação do município, Sildete Fabricio, a qual elogiou e parabenizou todos envolvidos nesse grande projeto que é o PNAIC.

COMPARTILHAR